fbpx

A carreira de Roberta Sudbrack

Da faculdade de veterinária até se tornar a primeira chef presidencial. Natural de Porto Alegre, até seus 20 e poucos anos, Roberta Sudbrack não tinha planos de trabalhar com culinária, muito menos de atingir o sucesso profissional em Brasília.

Ela foi cursar veterinária, em Washington, quando surgiu a vontade de mudar de carreira. Durante sua estadia na capital americana, ela precisava cozinhar para si mesma, e isso, aliado a um certo interesse em gastronomia desde os tempos de infância fez com que Roberta mudasse de ramo.

sudbrack-1

Mas o começo não foi fácil e glamouroso. Roberta morava com seus avós em Brasília e, após o falecimento de seu avô, ela começou a fazer e vender cachorro quente nas ruas. O que ela talvez não imaginasse é que a mesma cidade, reservava boas surpresas.

A chef começou a preparar refeições para pequenos eventos, normalmente jantares em casas. Em um desses jantares, o então presidente Fernando Henrique Cardoso estava lá. Ele gostou tanto que chamou Roberta para alguns eventos na residência presidencial até que a convidou para assumir de vez a cozinha.

sudbrack-2

Em 1997 ela chegou ao Palácio da Alvorada com o status de ser a primeira mulher a ocupar a posição. E ela revolucionou a culinária presidencial, pode-se assim dizer. Foram seis anos à frente da cozinha do Palácio, tempo suficiente para preparar pratos para alguns dos chefes de estado mais importantes do mundo.

Ao deixar o cargo, Roberta resolveu abrir o seu próprio restaurante, e escolheu o bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, para inaugurar o bistrô que leva o seu nome.

sudbrack-4

À beira da Lagoa de Rodrigo de Freitas, o restaurante tem poucos lugares, só atende sob reservas e diz muito sobre sua culinária.

Roberta Sudbrack tem um estilo moderno, porém a base, como ela própria gosta de dizer, é simples. Ao olhar o cardápio de seu restaurante, percebe-se a presença do cachorro quente, prato que remete às suas raízes na gastronomia. Porém preparado de forma mais sofisticada, com queijo gruyère.

Como grande chef que é, ela coleciona inúmeros prêmios, dentre os quais pode-se destacar os de melhor chef nos anos de 2006, 2010 e 2011 e a presença de seu restaurante na lista dos 100 melhores do mundo, pela revista inglesa Restaurant, em 2012, a mesma que consagrou D.O.M, de Alex Atala, como o 4º da lista.sudbrack-4.j5g

A dedicação e a paixão ao que faz, além da simplicidade, são as marcas de Roberta. Ela diz que não abre um restaurante em outro lugar, pois gosta de estar presente na cozinha durante todo o tempo. Todos os dias separa os ingredientes que serão usados no preparo das refeições.

Segundo a chef, “O grande erro que acontece na gastronomia é o cozinheiro achar que ele é quem tem que aparecer. Quem tem que aparecer é o prato”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *